Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



Antrifo Sanches

Dançarino, coreógrafo, produtor e professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, graduado em Pedagogia da Dança pela Folkwang Hochschule em Essen, Alemanha, com Mestrado em Artes Cênicas e Doutorado em Educação pela UFBA. Realizou parte de sua pesquisa de campo do Doutorado na Freie Universität Berlin em 2012.

Iniciou seus estudos de dança e teatro em 1983. Em 1987 ingressou na Folkwang Hochschuule na Alemanha, escola dirigida por Pina Bausch, graduando-se em pedagogia da dança. Foi professor de dança flamenca e jazz na Tanzhaus NRW em Düsseldorf, trabalhando em seguida como dançarino convidado do Essener Ballet e dançarino integrante da Companhia Dance Berlin.

Retornando ao Brasil em 1991, ingressou no Balé Teatro Castro Alves onde permaneceu até 1997. Ainda no BTCA foi também professor de Técnica de Dança Moderna.

Em 1998 fundou junto com a coreógrafa Cristina Castro a Companhia Viladança no Teatro Vila Velha em Salvador-BA, onde também atuou como bailarino, assistente de coreografia e diretor de produção.

Ministrou workshops em Düsseldorf-Alemanha, na Bienal de Santos-SP, na Unicamp em Campinas-SP, na VIII FENART em João Pessoa-PB, para a Cia Verve de Dança em Campo Mourão-PR.

Criou também coreografia para a peça de teatro “Bodas de Sangue” e para o musical infantil “Flicts”. Foi diretor assistente da peça teatral “Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia” e diretor artístico da cantora Daniela Mercury, para a qual dirigiu os shows “Carnaval Eletrônico” (2004) e “Balé Mulato” (2006). Em 2007 produziu o Balé Teatro Castro Alves em turnê na Alemanha. Neste mesmo ano produziu o Espetáculo de Dança “O Brasileiro Gil” e dirigiu os shows das cantoras Mônica Sangalo, Simone Sampaio e Lela Badaró. Em 2009 foi diretor assistente da comédia musical “Escândalo” e coreógrafo e diretor assistente da peça “Os Cafajestes”. Em 2012 foi diretor de coreografia dos espetáculos teatrais "Alugue Minha Língua" e "Saga da Memória Soteropolitana".





Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595