dd/mm/aaaa



BTCA Encontros: Giro8

Na 2ª edição da série “BTCA Encontros”, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) recebe a Giro8 Cia. de Dança, de Goiânia (GO), numa aula de dança contemporânea ministrada por Jai Bispo, integrante da companhia oficial de dança da Bahia. Assim, o elenco do grupo convidado participa da atividade junto com os demais participantes inscritos, ao vivo, em sala virtual na ferramenta Zoom Meeting, no dia 18 de junho (quinta-feira), às 14h30. Interessados devem garantir vaga através de preenchimento de formulário divulgado na véspera, nas redes sociais do BTCA.

A Giro8 Cia. de Dança estreou no cenário goianiense no final de 2011. Desde então, fomenta a dança e contribui diretamente com a cadeia produtiva da arte, mantendo 12 profissionais mensalmente, mesmo sem ter patrocinadores fixos. Seu trabalho já conquistou prêmios e se apresentou em importantes eventos nacionais e internacionais.

O “BTCA Encontros” investe em trocas com companhias do Brasil e de outros países, seguindo uma tendência do setor que mantém a importância de intercâmbios, mesmo que a distância. Nestas parcerias, serão realizadas aulas, conversas e outras práticas de compartilhamento de conhecimentos, sempre abertas ao público de profissionais, estudantes e demais interessados pelo universo da dança. O projeto nasceu a partir de uma experiência do BTCA com a Cia. Jovem de Jundiaí, que já vem realizando ações deste tipo em suas redes e que promoveu uma aula de balé clássico, no último dia 29 de maio, em conjunto entre os dois grupos. A primeira edição do “BTCA Encontros” se deu em 10 de junho, com a Cisne Negro Cia. de Dança (São Paulo). A aproximação com outros corpos artísticos com trajetórias de sucesso é uma oportunidade de qualificação e networking para o próprio BTCA e a classe da dança da Bahia e do Brasil.

“Penso que essa situação de isolamento realmente vem trazendo um olhar diferenciado sobre a palavra ‘encontro’. Por incrível que pareça, é justamente quando somos obrigados a nos afastar que estamos descobrindo estratégias de nos mantermos perto”, opina Wanderley Meira, diretor artístico do BTCA. “O diálogo com diferentes artistas, diferentes companhias, de diferentes cidades, estados e países, tem sido frequente e isto é algo de que não pretendemos mais abrir mão. Com certeza, a partir dessas ferramentas virtuais, vamos encontrar maneiras de realizarmos projetos juntos quando pudermos nos encontrar fisicamente. Qualquer linguagem artística, mesmos as mais solitárias, sempre têm muito mais potência em projetos de coletividade”, completa ele.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta:

“BTCA Encontros” – 2ª edição

Com: Giro8 Cia. de Dança (Goiânia/GO)

Aula de dança contemporânea ministrada por Jai Bispo (BTCA)

Quando: 18 de junho (quinta-feira), 14h30

Onde: Exibição em sala virtual na ferramenta Zoom Meeting

Necessária inscrição através de link disposto na véspera da atividade nas redes sociais do BTCA

Sujeito à lotação

Data: 18/06/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139