dd/mm/aaaa



Cameratas da OSBA

As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quarteto Novo, Bahia Cordas e Quadro Solar, segue com sua programação virtual em tempos de pandemia, levando música de concerto para instituições e espaços culturais de Salvador. No dia 14 de julho, vai ao ar no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) o vídeo do projeto Café com as Cameratas #Drops, que traz a  camerata Quarteto Novo interpretando “Uma pequena serenata noturna”, de Mozart (1756-1791). O vídeo será publicado em dias subsequentes nos perfis de Instagram do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca) e das instituições parceiras Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia), de modo que as cameratas sigam levando música para o público destes espaços.

Já no dia 23 de julho, será publicado nos perfis de Instagram da OSBA, Teatro Castro Alves e do  Museu de Arte da Bahia ( @museudeartedabahia), além dos perfis já mencionados do primeiro vídeo, um vídeo especial do “Café com as Cameratas #Drops” em homenagem aos 103 anos do Museu de Arte da Bahia, completados nesta data. O vídeo de aniversário do museu traz a camerata Quadro Solar interpretando o movimento “Allegro molto”, da “Serenata Op.25”, de Beethoven (1770-1827), além de depoimentos dos integrantes da camerata relembrando as apresentações musicais realizadas no  espaço, já que o Museu de Arte da Bahia sempre foi um parceiro das cameratas.

HOMENAGEM AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA: as Cameratas da OSBA, antes da pandemia, realizava anualmente cerca de 200 apresentações gratuitas em escolas, hospitais, projetos  sociais e centros culturais de Salvador e região metropolitana e o Museu de Arte da Bahia sempre foi um parceiro constante, recebendo as apresentações musicais da Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo ou Quadro Solar mensalmente. Celebrando o seu aniversário de 103 anos, o Museu de Arte da Bahia está realizando uma Exposição Virtual comemorativa e o vídeo da camerata Quadro Solar vai integrar esta programação, trazendo depoimentos dos integrantes da camerata sobre o espaço que sempre acolheu a música da Sinfônica da Bahia.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

CAMERATAS DA OSBA | PROGRAMAÇÃO DE JULHO DE 2021

Café com as Cameratas #drops
Quarteto Novo - "Uma pequena serenata noturna", de Mozart.

14/07 (quarta-feira) - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)
15/07 (quinta-feira) - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial) e da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)
16/07 (sexta-feira) - Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)

Café com as Cameratas #drops
Especial: Aniversário de 103 anos do Museu de Arte da Bahia
Quadro Solar -"Allegro molto "da "Serenata Op. 25", de Beethoven.

Data: 23/07 (sexta-feira)
Locais de exibição do vídeo:
- Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)
-  Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)
- Instagram do MAB ( @museudeartadabahia)
- Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)
- Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)
-  Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)

Data: 23/07/2021

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139