Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



Cameratas da OSBA

As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) formado pelos grupos Opus Lumen, Quarteto Novo, Bahia Cordas e Quadro Solar, segue em seu sexto mês de programação especial de quarentena e lança dois novos vídeos em outubro. Desta vez, o vídeo-relato “Cartografia Afetiva” relembra apresentações da camerata Quadro Solar no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do bairro Garcia. Já no vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops”, a camerata Quarteto Novo interpreta “El Gato Montés”, do compositor espanhol Manuel Penella. Os vídeos serão exibidos entre 19 e 24 de outubro nos perfis de Instagram da OSBA, do Teatro Castro Alves (TCA) e de instituições parceiras, como o Projeto Iluminarte, Museu Geológico da Bahia e Associação Atlética da Bahia.

MÚSICA E MEMÓRIA MUSICAL EM FORMATO DIGITAL: As Cameratas da OSBA realizam anualmente cerca de 200 apresentações gratuitas em escolas, hospitais, projetos sociais e centros culturais de Salvador e região metropolitana. Para continuar levando música para estes espaços, o vídeo “Café com as Cameratas #Drops” é exibido nos perfis do Instagram de instituições parceiras para que siga alcançando outros públicos para além do da OSBA.

Estas apresentações sempre atingiram um público amplo e variado, muitos deles em situações de vulnerabilidade social e econômica. A música, nesses casos, acaba por se tornar um instrumento potente no acesso à cultura e promoção da cidadania. A ideia do vídeo “Cartografia Afetiva” é justamente relembrar as apresentações realizadas nestes espaços, como neste mês em que relembramos os concertos no Caps Garcia, e ressaltar o poder transformador da música.

APRESENTAÇÕES NO CORRA PRO ABRAÇO: Em caráter especial e extraordinário, a camerata Bahia Cordas, composta pelos músicos Rogério Laborda, Maurício Kowalski e Marco Maciel, se apresentam no dia 14 de outubro, às 10h, para as pessoas atendidas pelo Programa Corra pro Abraço, no Largo das Marés, na Calçada. A apresentação será realizada com apenas três músicos e ao ar livre, seguindo os protocolos de segurança para prevenção do contágio da Covid-19. Já no dia 28, será exibido o vídeo educativo e musical “Café com as Cameratas #Didático” para as turmas do “Curso de Redução de Danos e Referência de Campo” oferecido pelo Corra pro Abraço e que acontece na sede do programa, em Nazaré.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

CAMERATAS DA OSBA NA QUARENTENA

Cartografia Afetiva

Grupo: Quadro Solar

Convidado: Caps Garcia

Exibições:

19/10 (seg): Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

20/10 (ter): Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

21/10 (qua): Instagram do Projeto Iluminarte (@projeto.iluminarte)

22/10 (qui): Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)

 

Café com as Cameratas #Drops

Grupo: Quarteto Novo

Música: MANUEL PENELLA - El gato montés (arr: O. Liacer)

Exibições:

21/10 (qua): Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

22/10 (qui): Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

23/10 (sex): Instagram do Projeto Iluminarte (@projeto.iluminarte) e do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)

24/10 (sáb): Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)

 

APRESENTAÇÕES COM O PROGRAMA CORRA PRO ABRAÇO:

14/19 (qua), 10h: Bahia Cordas na unidade do Corra Pro Abraço no Largo dos Mares

* Serão apenas três músicos: Rogério Laborda, Mauricio Kowalski e Marco Maciel

28/out (qua) – “Café com as Cameratas #Didático”

Exibição do vídeo didático-musical para as turmas do Curso de Redução de Danos e Referência

de Campo, na sede da Rua, Ladeira da Independência, 247 – Nazaré

Data: 19/10/2020 a 24/10/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139