dd/mm/aaaa



Cameratas da OSBA na Web

O projeto "Cameratas da OSBA", da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, retorna as atividades neste mês de maio através de duas ações na web entre os dias 25 e 30 de maio. No dia 25, será lançado o "Cartografia Afetiva", um vídeo-relato dos músicos relembrando experiências marcantes em apresentações das Cameratas. Na estreia do projeto, a Opus Lumen relembra como foi realizar ação na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), em que o grupo fez uma paródia da canção "Meu sangue ferve por você", de Sidney Magal, que ganhou repercussão nacional. Já no dia 27, tem início a divulgação do "Café com as Cameratas #Drops", vídeo no qual a Quadro Solar interpreta "Libertango", do argentino Astor Piazzolla. Os vídeos serão exibidos em dias subsequentes em quatro perfis de Instagram ao longo destes seis dias: OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Hemoba (@hemobaoficial) e Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia), os dois últimos instituições parceiras e que já receberam apresentações das Cameratas nos últimos anos.

CARTOGRAFIA AFETIVA – Há mais de três décadas, as Cameratas da OSBA realizam apresentações gratuitas em centros culturais e instituições de Salvador, atendendo amplamente a sociedade civil. Os músicos que integram estes grupos possuem inúmeras histórias tocantes junto aos públicos atendidos pelo projeto. A partir dessas memórias afetivas, que são um reflexo da cultura e da arte como instrumentos de promoção da cidadania, o projeto "Cartografia Afetiva" é construído a partir destes depoimentos dos músicos e de representantes da instituição que recebeu alguma das cameratas. No dia 25, no @orquestrasinfonicadabahia, dia 26 no @hemobaoficial, dia 27 no @teatrocastroalvesoficial e no dia 28, no @museugeologicodabahia, a Opus Lumen e representantes do HEMOBA relembram o dia de uma apresentação que chegou aos ouvidos do cantor Sidney Magal e que culminou em sua participação especial no Natal da OSBA 2018.

CAFÉ COM AS CAMERATAS - O projeto que acontece desde 2017 gratuitamente no foyer do Teatro Castro Alves propõe ensaios abertos interativos com os grupos de câmara da OSBA seguido de um café da manhã. Nesta versão reduzida para a web, a ideia foi estender a exibição do vídeo musical para instituições e centros culturais de Salvador e região metropolitana, espaços em que as cameratas realizam aproximadamente 200 apresentações anualmente. O vídeo "Café com as Cameratas #Drops" com a Quadro Solar será exibido no dia 27 no @orquestrasinfonicadabahia, no dia 28 no @teatrocastroalvesoficial, no dia 29 no @museugeologicodabahia e no dia 30 no @hemobaoficial.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

CRONOGRAMA DE POSTAGENS - Cameratas da OSBA na Quarentena Maio

Cartografia Afetiva [Vídeo da Opus Lumen + parceiro HEMOBA]
25/05 (seg) - Exibição no Instagram da OSBA @orquestrasinfonicadabahia
26/05 (ter) - Exibição no Instagram da Hemoba @hemobaoficial
27/05 (qua) - Exibição no Instagram do Teatro Castro Alves @teatrocastroalvesoficial
28/05 (qui) - Exibição no Instagram do Museu Geológico da Bahia @museugeologicodabahia

Café com as Cameratas #Drops [Vídeo de Quadro Solar interpreta "Libertango"]
27/05 (qua) - Exibição no Instagram da OSBA @orquestrasinfonicadabahia
28/05 (qui) - Exibição no Instagram do Teatro Castro Alves @teatrocastroalvesoficial
29/05 (sex) - Exibição no Instagram do Museu Geológico da Bahia @museugeologicodabahia
30/05 (sáb) - Exibição no Instagram da Hemoba @hemobaoficial

Data: 25/05/2020 a 30/05/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139