dd/mm/aaaa



Cineclube OSBA

Projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA, o Cineclube OSBA escolheu para a live debate de setembro o filme “O lagosta”(2015), do diretor grego Yorgos Lanthimos. A modalidade virtual do cineclube funciona da seguinte forma: as redes sociais da OSBA divulgam a indicação do filme do mês, o público assiste individualmente e em seguida acontece um debate virtual com músicos da orquestra e pesquisadores de cinema.  A live debate acontece no dia 15 de setembro, às 19h, com transmissão ao vivo no canal da OSBA no Youtube ( www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e terá como debatedores Paulo Zorzetto ( timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA) e Wanderley Teixeira (pesquisador na área de cinema do LAF e GRIM/UFBA). 

SOBRE O FILME: “O lagosta” (2015), filme de Yorgos Lanthimos, é uma co-produção entre Irlanda, Reino Unido, Grécia, França e Holanda e conta uma história num futuro próximo do planeta em que uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao “Hotel”, onde terá 45 dias para encontrar um parceiro. Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da floresta. Neste contexto, o personagem David se apaixona em plena floresta, algo que também é proibido. Na trilha musical do filme, predomina a música de concerto de compositores como Beethoven, Stravinsky e Shostakovich, especialmente composições para quartetos de cordas, o que será tema do bate-papo da Live Debate, que discute a relação entre a música e a arte cinematográfica.  Para assistir ao filme, a OSBA recomenda o acesso ao site Just Watch (www.justwatch.com/br) para que os interessados encontrem a melhor plataforma. 

SOBRE O CINECLUBE: O Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA e existe desde abril de 2019. Tem como objetivo estreitar as relações entre a música sinfônica e a sétima arte, sendo os debates sempre formados por um músico da OSBA e um pesquisador de cinema do LAF ou indicado pelo laboratório.  Desde 2020 sendo realizado no formato virtual, as edições anteriores podem ser encontradas no canal da OSBA no Youtube. 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada com Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Data: 15/09/2021

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139