dd/mm/aaaa



Em Família

Após o sucesso da temporada de estreia, volta a cartaz “Em Família”, nona montagem da companhia de teatro Os Argonautas, fundada em 1999, abrindo as comemorações dos seus 20 anos de existência juntamente com os 80 anos do ator Harildo Deda, que protagoniza o espetáculo ao lado de Neyde Moura, com direção de Marcelo Flores e texto de Oduvaldo Vianna Filho.

A peça narra a vida do casal de idosos Dona Lu e Seu Sousa, que são despejados da casa onde moravam por não terem condições financeiras para mantê-la. Com leveza e humor, o texto expõe o problema da velhice, da crise econômica vigente e do sistema previdenciário, ao denunciar as dificuldades de se viver em uma sociedade que marginaliza os mais velhos, onde o trabalho é imprescindível. “Em Família” é um retrato afetivo, humorado e melancólico da crise do homem velho que já não pode prover a si mesmo e aos seus e termina preso a uma engrenagem social de falência que o separa de seus afetos e do conforto esperado no final da vida.

O período da história da peça, os anos 1970, é muito importante para a ação. Assim, a cenografia e o figurino, bem como a trilha sonora, têm papel essencial para a recriação da época da história e para a agilidade e simultaneidade dos planos de cena. O autor, mais conhecido como Vianinha, agregava com muita eficiência os elementos da então “modernidade” ao teatro, tanto na forma quanto no conteúdo, impregnando a peça de verdade e atualidade. Esse é, justamente, o objetivo primordial da encenação: conservar a essência do original sem descaracterizá-lo, evidenciando os aspectos mais contemporâneos do texto, cuja aventura humana das personagens é o seu símbolo máximo.

Para o diretor Marcelo Flores, “Esse é um dos textos mais belos e carregados de afeto de Vianinha, tendo como pano de fundo o cenário político brasileiro do começo dos anos 1970, que tem muita correspondência com o Brasil atual. Começamos a estudar Vianinha no Clube da Cena, que é o grupo de estudos da nossa companhia, Os Argonautas, e o que nos mantém ativos e em permanente exercício. Fiquei encantado com a obra dele. Depois disso, Harildo Deda me propôs realizarmos a montagem do ‘Em Família’. Então, a motivação do espetáculo está na junção entre o valor do texto desse importante autor e o convite proposto por Harildo”.

Para o ator Harildo Deda, “É uma peça importantíssima para a dramaturgia nacional, pois trata de um assunto que nem sempre é abordado no teatro: a velhice. Aliás, eu prefiro dizer velhice do que melhor idade. É preciso estar atento a como o Brasil trata os seus velhos”. Depois de realizar 75 peças de teatro, sendo 30 delas também como diretor, Harildo complementa: “Estou muito feliz com esse novo trabalho, pois já tem algum tempo que fiz minhas últimas atuações no palco: ‘A Gaivota’, em 2014, e ‘Nossa Cidade’, em 2015”.

 

SERVIÇO

Em Família

Quando: 11 de janeiro a 24 de fevereiro (sexta a domingo), 20h

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Classificação indicativa: Livre

 

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido. Acesse página de vendas em http://site.ingressorapido.com.br/tca.

 

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

 

Data: 22/02/2019 a 24/02/2019

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139