dd/mm/aaaa



Lub Dub no MID

Foto: Fábio Bouzas

Aclamado pelo público e considerado um dos 10 espetáculos de dança fundamentais de 2017 pela revista Bravo!, “Lub Dub”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), participa de mais um importante evento da dança brasileira. Nos dias 13 e 14 de abril (sexta e sábado), às 20h, a peça abre o MID – Movimento Internacional de Dança, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF).

Criada pelo dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia percussiva é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo. Eleva o “lub” e o “dub” – como são chamados os sons do coração produzidos pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue – a uma metáfora sobre a vida, sobre a própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta.

Em “Lub Dub”, os dançarinos têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo: ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora. O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.

Fundado em 1º de abril de 1981, o BTCA tem direção artística de Antrifo Sanches e é um corpo artístico estável do TCA e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).

 

Data: 13/04/2018 a 14/04/2018

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595