
Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA

A Orquestra Juvenil da Bahia encerra a temporada “NEOJIBA no TCA” com o concerto “250 anos de Brasil Musical – De Padre José Mauricio a Jamberê”. A apresentação acontece no dia 20 de dezembro, às 19h30, no Teatro Castro Alves. A regência será de José Maurício Brandão, diretor da Escola de Música da UFBA. Outras três formações do Programa participam do concerto: Coros Juvenil e Sinfônico e a Orquestra Castro Alves. No repertório, obras de importantes compositores brasileiros dos últimos 250 anos, como Padre José Maurício Nunes Garcia, Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes e Camargo Guarnieri.
Jamberê, membro fundador do NEOJIBA, também integra o programa deste concerto, no qual estreia a obra “O Cavaleiro do Agreste”, escrita por ele em 2008. Esta é a terceira vez que a Orquestra Juvenil da Bahia toca uma música inédita de Jamberê. “Essa foi a primeira peça que eu escrevi pensando no NEOJIBA. Eu a compus ainda no curso de Composição da UFBA. Ela é importante para mim, porque foi a partir dela que eu decidi dedicar todas as minhas peças dentro da graduação para o NEOJIBA”, conta Jamberê.
“O concerto será uma homenagem à música brasileira. A proposta é apresentar composições significativas de cada época. Desde o final do século XVIII, com Padre José Maurício, até compositores contemporâneos, como Mehmari e Jamberê”, conta Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA, sobre o repertório do concerto. Carlos Gomes será o representante da produção romântica brasileira do século XIX, com a abertura da ópera “Il Guarany”. Guarnieri representa a produção do século XX, com a “Suíte Vila Rica”. A obra traz elementos do modernismo brasileiro, com referências a ritmos e melodias ligadas à identidade brasileira como modinhas, toadas, cantigas infantis, rodas de viola e danças afro-brasileiras.
Programa NEOJIBA – Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.
SERVIÇO
NEOJIBA no TCA
250 anos de Brasil Musical – De Padre José Mauricio a Jamberê
Orquestra Juvenil da Bahia
Coro Juvenil do NEOJIBA
Coro Sinfônico do NEOJIBA
Regência: José Maurício Brandão
Quando: 20 de dezembro (quarta-feira), 19h30
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), das filas A a Z11
Programa
Jamberê – O Cavaleiro do Agreste, para 2 quintetos de cordas
Padre José Maurício Nunes Garcia – Abertura em Ré
André Mehmari – 'Stamos em Pleno Mar, para coro e orquestra
Camargo Guarnieri – Suíte Vila Rica
I- Maestoso
II- Andantino
III- Misterioso
IV – Scherzando
V- Agitado
VI- Alegre
VII- Valsa
VIII- Saudoso
IX- Humorístico
X- Baião
Alberto Nepomuceno – O Garatuja, Prelúdio
Carlos Gomes – Il Guarany, Abertura
VENDAS
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelo site www.ingressorapido.com.br.
MEIA ENTRADA
A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.
Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.
Data: 20/12/2017
