dd/mm/aaaa



Neojiba - Aniversário

Concerto comemorativo será regido pelo jovem Yuri Azevedo. (Foto: Divulgação)

Celebrando o aniversário de 06 anos do NEOJIBA, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia realiza concerto especial no próximo dia 20 de outubro, às 11h da manhã, na Sala Principal do TCA. A apresentação também é parte do projeto Domingo no TCA, em que os ingressos são vendidos por apenas R$ 1. O concerto conta com a regência de Yuri Azevedo e tem como destaque no programa a "Fantaisie Chorale", de Ludwig van Beethoven, com solo do pianista francês Florent Lattuga-Duyck, e participação do Coro Sinfônico do NEOJIBA.

FLORENT LATTUGA-DUYCK (SOLISTA) - Florent Lattuga-Duyck iniciou seus estudos musicais em 1990 na Escola de Música de Provins, de onde saiu em 2002, após a obtenção de um prêmio de excelência regional da Ile-de-France. No mesmo ano, integra a classe de Adam Wibrowski, no Conservatório do 10 º distrito de Paris, e em seguida, na classe de Bernard Job na ENM de Blois em 2007, onde obteve uma honraria por unanimidade. Agraciado no concurso internacional Chopin de Marienbad(República Tcheca), ele se apresentou como solista na Bibliothèque Polonaise e na Basilique Ste-Clothilde, ambas em Paris, pela associação de promoção de jovens solistas, a Gerbert d’Aurillac, e também em outros países, como Portugal (Porto, Cortes e Clima). Paralelamente a seus estudos clássicos, ele se interessa pelo jazz, e funda com o cantor Jean-François Capparoy e o saxofonista Samir Vine o Trio "L’ombre de ton chien", com o qual se apresenta regularmente em Paris, e foi convidado à Eslovênia, em 2010, para participar do festival de poesia "Les Lucarnes Azurées". Ele co-escreveu e arranjou com o ator Samuel Jaudon um espetáculo em torno das canções de Boris Vian, "L’évadé Vian", e anima as noites parisienses da associação Chanson de France. Ele está ativamente envolvido nos concertos da associação de caridade Perspective Musicale, fundada por Bernard Job, em favor das organizações humanitárias, e para a qual ele produziu em 2009 uma gravação da 5ª Sonata de Alexander Scriabin e da 8ª Sonata de Sergei Prokofiev. Em 2010, é admitido na Escola Superior de Música em Lausanne, na classe de Ricardo Castro, onde obteve também um Bacharelado em Música em 2012. Atualmente, segue sua formação no Mestrado em Concerto-Interpretação.

YURI AZEVEDO (REGENTE) - O jovem maestro, natural de Salvador, iniciou seus estudos musicais com 12 anos de idade em master classes na Universidade Federal da Bahia. Aos 15, ingressou como percussionista no Neojiba e teve a oportunidade de reger, pela primeira vez, guiado pelo maestro venezuelano Manuel Lopez Gomez. Após um convite pessoal de Roberto Minczuck (diretor da Orquestra Sinfônica Brasileira), Yuri foi o mais jovem maestro no Festival de Inverno de Campos do Jordão de 2008, onde estudou com Guillaume Bourgone. Em 2011, foi convidado pela “Organização Brasil Classical” para conduzir a Orquestra Sinfônica de Miami, durante o Journey to Brazil. No ano seguinte, recebeu o prêmio “Eleazar de Carvalho”, considerado o mais importante da música clássica no Brasil. Foi a primeira vez que um regente foi agraciado com a honraria. No mesmo festival, Yuri teve a oportunidade de trabalhar com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), regendo concertos na Sala São Paulo e na Praia do Gonzaga, em Santos. Segundo Arthur Nestrovski, diretor da OSESP, “ele (Yuri) será o próximo grande maestro brasileiro”.

Data: 20/10/2013

Horário: 11:00

Valor: R$ 1 - Vendas no dia, a partir das 9h, com acesso imediato do público.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595