dd/mm/aaaa



NEOJIBA no TCA

Passadas as comemorações pelos 11 anos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, a série NEOJIBA no TCA retorna à Sala Principal dia 15 de novembro. No palco do Teatro Castro Alves, estarão duas das principais formações do Programa: a Orquestra Juvenil da Bahia e o Coro Juvenil do NEOJIBA.

Neste concerto, o maestro convidado será o suíço Rainer Held, que participa do evento graças ao apoio da Pro Helvetia, agência de fomento às artes e cultura suíças. Esta não é a primeira parceria entre o programa NEOJIBA e Held. O regente, que se dedica especialmente às obras orquestrais e corais compostas por seus compatriotas, conduziu também o concerto que celebrava a relação musical entre a Bahia e a Suíça, em agosto de 2017.

O concerto marca a primeira apresentação do Coro Juvenil depois da conquista do primeiro lugar no Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba. Na abertura do concerto, os jovens coralistas unem-se à Orquestra Juvenil para apresentar Nänie, canto elegíaco de Schiller musicado por Johannes Brahms, e as Danças Polovetsianas, suíte da ópera Príncipe Igor, de Aleksandr Borodin.

Depois de passar pela Alemanha de Brahms e a Rússia de Borodin, o repertório retorna à Suíça – mas também ficando na Bahia – com o Concerto para piano, percussão e orquestra, do "suíço- baiano" Ernst Widmer. “Widmer foi um grande compositor, professor e multiplicador. Nesse sentido, existe, sim, uma ligação entre o que ele fazia e o que o NEOJIBA busca fazer”, comenta o maestro e diretor musical do Programa NEOJIBA Eduardo Torres sobre o compositor que lecionou nos Seminários Livres de Música da Bahia e, além de professor de inúmeros compositores, maestros e instrumentistas, foi diretor da Escola de Música da UFBA e membro da Academia Brasileira de Música. Torres, ao piano, e Fábio Santos, Aquim Sacramento, Celso Teixeira e João Victor Melo – todos do naipe de Percussão da Orquestra Juvenil da Bahia – serão solistas nesta peça.

Programa NEOJIBA – Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA tornou-se uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia. Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

 

SERVIÇO

NEOJIBA no TCA

Orquestra Juvenil da Bahia

Coro Juvenil do NEOJIBA

Solistas: Eduardo Torres, Fábio Santos, Aquim Sacramento, Celso Teixeira e João Victor Melo

Regência: Rainer Held

PROGRAMA

Carl Rütti – Segantini-Passacaglia

Johannes Brahms – Nänie, Op.82

Aleksandr Borodin – Danças Polovtsianas

Ernst Widmer – Concerto para piano, percussão e orquestra op. 160

Eduardo Torres (piano), Fábio Santos, Aquim Sacramento, Celso Teixeira, João Victor Melo (percussão)

Quando: 15 de novembro (quinta), 19h

Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), das filas A a Z11

Classificação indicativa: Livre

 

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido. Acesse página de vendas em http://site.ingressorapido.com.br/tca.

 

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

 

Data: 15/11/2018

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595