dd/mm/aaaa



O Último Capítulo

O Toca de Teatro lança o “Tem Psicoterapeuta na Plateia”: um projeto artístico formativo que prevê a realização de apresentações de um espetáculo teatral onde, na plateia, haverá convidados terapeutas de linhas diversas que, ao final da apresentação, mediarão junto com a equipe de criação uma conversa com o público presente sobre o tema principal abordado na obra, ampliando as possibilidades de diálogos, esclarecimentos e aprofundamentos sobre o assunto apresentado.

Visando reforçar e potencializar a campanha nacional Setembro Amarelo, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria, será apresentado o espetáculo “O Último Capítulo”, em três sessões que serão seguidas de debates sobre suicídio e as relações pessoais; suicídio na adolescência; e suicídio e a espetacularização na era digital.

Baseado no conto “Último Capítulo”, escrito por Machado de Assis, a montagem incorpora à atmosfera tragicômica do texto um tom intimista, interativo e contemporâneo, que caminha sobre o terreno misterioso da representação do narrador Matias Deodato – um bacharel em Direito que se afirma como um grande azarado que acredita acumular na vida uma sequência de infortúnios que justificam a sua decisão de colocar um ponto final na própria existência.

Para isso, Mathias Deodato decide montar um espetáculo de teatro com o objetivo de encenar o seu último dia, compartilhando com o público presente (seus convidados) as histórias da sua vida e pensamentos sobre o sentido da existência, a metáfora da morte, as contradições do amor, as heranças da família, e questionando o que vem a ser a felicidade e quais são os motivos que nós temos para nos mantermos vivos nos dias de hoje.

“Será que a vida que a gente constrói não passa de um sonho? De um espetáculo?”, pergunta-se o personagem.

A partir desse enredo de passagens autobiográficas e de questões que abordam esperança, amizade, contradições, realização, sonho, vida e morte, o ator vai assumindo diversas subjetividades, interpretando na narrativa não só o Mathias, mas também outros personagens da vida do protagonista e tecendo com muito humor e emoção sua relação direta com o universo machadiano e a plateia; entrelaçando ficção, memória e realidade até a grande revelação que acontece no final do espetáculo.

 

SERVIÇO

O Último Capítulo

Quando4, 11 e 18 de setembro de 2019 (quartas-feiras), 20h

Sessão extra: 17 de setembro (terça-feira), 20h 

Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves

Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Classificação indicativa: 14 anos

 

VENDAS

Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs do Shopping Barra e do Shopping Bela Vista ou pelos canais da Ingresso Rápido. Acesse página de vendas em http://site.ingressorapido.com.br/tca.

 

MEIA ENTRADA

A concessão da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para o evento.

Estejam atentos! O Teatro Castro Alves cumpre a Lei Federal 12.933 de 29/12/2013, que determina que a comprovação do benefício de meia-entrada é obrigatória para aqueles que gozam deste direito. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), não sendo aceitos outros documentos.

Data: 11/09/2019

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139