#OSBAflix: Abraço da OSBA

O #OSBAFLIX – Especial Quarentena, projeto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) para lidar com o isolamento social, entra no seu quinto mês.

A programação de agosto inicia no dia 7 com o “Abraço da OSBA”, vídeo musical em homenagem a Caetano Veloso. A programação de vídeos gravados musicais, o OSBAMIX, mergulha neste mês na composição sinfônica vocal com uma cantata e uma ópera. No dia 13, às 19h, vai ao ar, no canal oficial da OSBA no YouTube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), o OSBAMIX Convida Lina Mendes e Fernando Cordella. A soprano e o cravista interpretam com Thomaz Rodrigues (violoncelo) e Lucas Robatto (flauta) a Ária “Ei! wie schmeckt der Coffee süsse”, da Cantata do Café do compositor J.S. Bach (1685-1750). Já no dia 27, às 19h, vai ao ar o OSBAMIX convida Marly Montoni, no qual a soprano interpreta junto com músicos da OSBA a Ária “Porgi amor, qualche ristoro Fígaro”, da Ópera “As Bodas de Fígaro”, do compositor W.A. Mozart (1756-1791).

OSBA TALKS: No dia 20, às 19h, no Instagram (@orquestrasinfonicadabahia), acontece o bate-papo sobre o Complexo do Teatro Castro Alves (TCA), comandado pela diretora Executiva da OSBA, Fabiana Pimentel, e com os convidados Moacyr Gramacho, diretor do TCA, e Rose Lima, diretora Artística do TCA. Pensar a relação simbiótica entre as orquestras e suas salas de apresentação é bastante significativo se pensarmos na própria configuração arquitetônica do complexo. A proposta de uma orquestra democrática certamente tem coro no espaço que ocupa: uma sala principal polivalente, com uma visão igualmente democrática da plateia e sem camarotes, por exemplo. Nesta live OSBS Talks, os três gestores também discutirão os futuros desafios do complexo enquanto equipamento cultural público frente aos desafios que a cultura vive hoje.

ABRAÇO DA OSBA: No dia 7 de agosto, nas redes sociais da orquestra, vai ao ar o “Abraço da OSBA”, vídeo-homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso, com um trecho da música “Oração ao Tempo”, interpretada pelos músicos da orquestra. O arranjo da música é do fagotista da OSBA, Jean Marques. O projeto está no quarto mês e tem como objetivo homenagear artistas de música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a OSBA de alguma maneira. Em janeiro deste ano, Caetano Veloso esteve presente no palco do “Verão da OSBA” cantando versões de suas músicas “Cajuína”, “Luz de Tieta” e “Milagres do Povo” junto com a orquestra. A parceria foi um sucesso, lotando a Praça das Artes, no Pelourinho, e rendendo novos encontros, como entrevista de Caetano Veloso com o maestro Carlos Prazeres e a spalla Priscila Rato na Mídia Ninja.

CINECLUBE OSBA: Em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Cineclube OSBA homenageia neste mês o compositor italiano Ennio Morricone, que compôs mais de 500 trilhas sonoras para filmes e programas de televisão e faleceu no dia 6 de julho. O filme escolhido é o clássico faroeste “Três homens em conflito” (1968), de Sergio Leone, com trilha sonora de Morricone constantemente interpretada pela Sinfônica da Bahia nos seus aclamados CineConcerto. A live para debater o filme acontece no dia 12, às 19h, no Instagram (@orquestrasinfonicadabahia), e terá os debatedores Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA), Guilherme Maia (professor e pesquisador do LAF/UFBA) e Rodrigo Carreiro (professor e pesquisador da UFPE).

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

PROGRAMAÇÃO DA OSBA - AGOSTO 2020

7 de agosto (sex), 14h
Abraço da OSBA: Homenagem a Caetano Veloso
Música: Oração ao Tempo (Caetano Veloso)