Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



OSBAflix: Cineclube

Setembro é um mês especial para a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), afinal é quando completa mais um ano de existência enquanto corpo artístico. Para a OSBA, celebrar o aniversário em 2020, num contexto em que a pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios coletivos para a sociedade, significa seguir se reinventando e levando música para o maior público possível, ainda que com as adaptações necessárias, através da internet. No mês em que completa 38 anos, a Sinfônica da Bahia prepara uma programação que destaca a alguns dos principais compositores sinfônicos nacionais.

RETORNO AO TEATRO CASTRO ALVES: Desde março, a Sinfônica da Bahia tem realizado uma programação dentro do contexto de isolamento social total com o “OSBAFLIX – Especial Quarentena”, com conteúdos desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, seguindo as recomendações das autoridades. A partir de setembro, os conteúdos da OSBA passam a serem gravados no Complexo do Teatro Castro Alves. As atividades estão sendo planejadas obedecendo os protocolos sanitários e oferecem um ambiente seguro aos envolvidos, com os cuidados necessários para evitar a proliferação do Coronavírus.

ABRAÇO DA OSBA: No dia 4 de setembro, às 14h, nas redes sociais da orquestra, vai ao ar o “Abraço da OSBA” em homenagem a Jorge Portugal, professor, escritor, compositor e ex-secretário de Cultura que faleceu precocemente no último mês. No vídeo musical, um trecho de “A Massa”, composição sua junto com Raimundo Sodré, interpretada pelos músicos da OSBA. O projeto está no quinto mês e tem como objetivo homenagear artistas de música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a Orquestra de alguma maneira. Em 2017, Jorge Portugal teve um papel fundamental enquanto secretário de Cultura no processo de publicização da Sinfônica da Bahia.

OSBA EM CASA – VIRTUAL: No dia 10, tem vídeo “OSBAMIX” com a “Sonata para cordas em Ré maior”, do compositor Carlos Gomes. Já no dia 24, vai ao ar o “OSBAMIX – Alberto Nepomuceno”, que celebra o centenário do compositor cearense, interpretando duas obras de sua autoria, “Serenata para cordas” e “Suíte Antiga, Op.11”. No dia 30, vai ao ar o Especial Aniversário da OSBA, em um vídeo que exalta a música produzida na Bahia com “A Belas Bahianas: Quadrilha de contradanças”, do compositor soteropolitano Domingos da Rocha Mussurunga. Os vídeos são exibidos nas redes sociais da OSBA: Instagram (@orquestrasinfonicadabahia), Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia), Facebook (www.facebook.com/OSBA.TCA) e Twitter (@osba_tca).

CINECLUBE OSBA: Em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica da Faculdade de Comunicação da UFBA, o Cineclube OSBA escolheu a animação baiana “Ritos de passagem”, de Chico Liberato, cuja trilha sonora composta por João Omar foi gravada pela Orquestra Sinfônica da Bahia em 2012. Na versão virtual do cineclube, cada um assiste a obra indicada em casa e se encontra para bater um papo sobre o filme posteriormente. A Live Debate acontece no dia 16 de setembro, às 19h, em conferência na plataforma Zoom com a participação de Carlos Prazeres (regente titular e diretor artístico da OSBA) e Diego Haase (pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da FACOM/UFBA). 

COMUNICAÇÃO E ORQUESTRA NO OSBA TALKS: O ano de 2020 pode ser definido como um ano de reinvenção para todos os corpos artísticos, especialmente as expressões como a música, que convocam apresentações ao vivo. Trata-se de uma adaptação não apenas para os músicos como também para o setor de Comunicação da orquestra, já que os meios de comunicação, mais do que o local de divulgação e comunicação com o público, passa também a ser palco dos concertos. Neste sentido, discutindo sobre os principais desafios comunicacionais de uma orquestra neste contexto da pandemia, no dia 17, às 19h, no Instagram da OSBA, a live “OSBA Talks” traz como tema “Comunicação e Orquestra: novas fronteiras”, com Aline Valadares (coordenadora de Comunicação da OSBA) e Juliana Turano (coordenadora de Comunicação da Petrobras Sinfônica).

A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DA OSBA – SETEMBRO DE 2020

4 de setembro (sexta-feira), 14h
Abraço da OSBA: Homenagem a Jorge Portugal

10 de setembro (quinta-feira), 19h
OSBAMIX
Programa: C. GOMES – Sonata para cordas em Ré maior

16 de setembro (quarta-feira), 19h
CINECLUBE OSBA
Live Debate do filme “Ritos de Passagem”, de Chico Liberato
Com Carlos Prazeres (regente titular e diretor artístico da OSBA) e Diego Haase (pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da FACOM/UFBA)

17 de setembro (quinta-feira), 19h
OSBA TALKS
Com Aline Valadares (coordenadora de Comunicação da OSBA) e Juliana Turano (coordenadora de Comunicação da Petrobras Sinfônica)
Tema: Comunicação e Orquestra: novas fronteiras

24 de setembro (quinta-feira), 19h
OSBAMIX – Alberto Nepomuceno (Centenário de falecimento)
Programa: A. NEPOMUCENO – Serenata para cordas; A.NEPOMUCENO – Suíte Antiga, Op.11

30 de setembro (quarta-feira), 19h
ESPECIAL ANIVERSÁRIO DA OSBA
Programa: D. R. MUSSURUNGA – A Belas Bahianas: Quadrilha de contradanças

Data: 16/09/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139