dd/mm/aaaa



Teatro Sobre Rodas

(Foto: Ariela Dedigo)

 Depois da temporadas no Forte do Barbalho e no Espaço Cultural da Barroquinha, o Teatro Sobre Estado Dramático segue sua itinerância neste final de semana na Esplanada do Teatro Castro Alves. Na sexta-feira, dia 17, às 19h ocorre a apresentação de “Valadão Muda o Mundo”, um espetáculo de máscaras com roteiro de Mauricio Assunção, que também assina a direção da peça ao lado de Isa Trigo numa parceria com o Grupo Pra Nós a Máscara. Já nos dias 18 e 19, sábado e domingo, acontecem duas apresentações: “Valadão Muda o Mundo”, às 19h; e, às 20h,  “CRI – o homem e o tempo” – espetáculo que tem direção de Mauricio Assunção e elenco formado por Ricardo Fagundes e Benin Ortiz. As apresentações têm “entrada franca e saída consciente” – pague o que lhe for justo.

 O Teatro Sobre Rodas marca uma nova fase do Grupo Estado Dramático, que busca ampliar o alcance de suas pesquisas e produções se valendo da mobilidade da carreta teatro. A proposta é oferecer ao público um repertório de diferentes espetáculos ao longo do dia nos mais diversos espaços de Salvador e outras localidades. A carreta-teatro possui um palco de 4m x 4m com um sistema de cortinas retráteis que cria uma semi-arena de 270º, possibilitando uma ampla visão dos espetáculos; além de som e iluminação próprios que funcionam, inclusive, em locais onde não há energia elétrica.

 

“Valadão Muda o Mundo” é um espetáculo cheio de humor que utiliza a máscara teatral para revelar o grande mistério da vida: como mudar o mundo! Valadão é o protagonista desta história, um personagem que nasceu há 10 mil anos atrás e vem compartilhar o seu conhecimento dos mistérios da vida, a partir de sua experiência vivida ao longo desses anos. Ele ainda criança presencia o nascimento do amor, depois se aventura pelo rumo da politicagem, até se encontra com o velho Jaburuçu, o qual lhe revela o último grande segredo de como mudar o mundo... Assim, Valadão transmite a sua sabedoria com bom humor – e uma sensibilidade extremamente aguçada – abordando com leveza e profundidade as questões do mundo contemporâneo. 

 

“CRI – o homem e o tempo”, livre adaptação do livro ‘O Profeta’ de Khalil Gibran, apresenta a vida de Cri, um sábio que reflete e questiona os conceitos de beleza, amor, razão, paixão, liberdade, trabalho, filhos, relacionamentos, morte e o tempo. No espetáculo a história de vida de Cri, desde sua concepção até sua morte, é contada e vivida por dois narradores-personagens, interpretados por Ricardo Fagundes e Benin Ortiz, que se metamorfoseiam entre seres reais e fantásticos e se utilizam do teatro físico, uma das marcas da linha de pesquisa de Mauricio Assunção. Trata-se de uma representação física e vigorosa a partir da qual será exposto o pensamento profundo e criativo de CRI, criando um encontro íntimo e ao mesmo tempo coletivo com o público, numa viagem pelos caminhos da alma.

GRUPO ESTADO DRAMÁTICO

 Criado em 2003, pelo artista Maurício Assunção, o Grupo Estado Dramático tem uma linha de pesquisa na qual o corpo sonoro do intérprete estrutura a cena a partir da representação de sentimentos. Em seus 13 anos de existência, o grupo já levou à cena espetáculos como Casa de Ferro, Redimunho, O Principito, Cocômpostagem a mágica da transformação; além de CRI – o homem e o tempo e Valadão Muda o Mundo.

 Na linha de pesquisa do grupo o corpo-sonoro dos intérpretes executam a dramaturgia do espetáculo e as nuances da encenação. O corpo e o som transbordam a linguagem expressiva cotidiana e criam ambientes e sentimentos sonoro-corporais, utilizando-se de sons guturais e melódicos, em um corpo num estado alterado e dramático, no intuito de espetacularizar a criação cênica e dar vida real a um ser, um ente. Além disso, a investigação cênica do grupo agrega a esse corpo sonoro elementos do teatro físico, do circo, da máscara e da dança.

 

SERVIÇO:

Valadão Muda o Mundo

Data: 17, 18 e 19 de fevereiro (de sexta a domingo)

Horário: 19h

CRI – o homem e o tempo

Data: 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo)

Horário: 20h

 

Local: Teatro Sobre Rodas Estado Dramático, na Esplanada do Teatro Castro Alves, em frente a Sala do Coro

Ingressos: “Entrada franca, saída consciente” – pague o que lhe for justo

 

 

 

FICHAS TÉCNICAS

Valadão Muda o Mundo

Direção: Isa Trigo e Mauricio Assunção

Roteiro e interpretação: Mauricio Assunção

Máscaras: Riomar Lopes e Iara Castro

Música: Paulo Emílio

Produção e Comunicação: Ariela Dedigo

Cenotécnia: Roberto Batista

Realização: Grupo Estado Dramático

Parceria: Grupo Pra Nós a Máscara

Apoio: UNEB – ASCULT

Duração: 50min

Classificação: Livre

 

CRI – o homem e o tempo

Direção e roteiro: Mauricio Assunção

Interpretação: Benin Ortiz e Ricardo Fagundes

Música: Emerson Cabral e Cassius Cardozo

Figurino e maquiagem: Rino Carvalho

Costureira: Angélica Paixão

Aulas de dança: Jocélia Freire

Produção e Comunicação: Ariela Dedigo

Cenotécnia: Roberto Batista

Realização: Grupo Estado Dramático

Duração: 50min

Classificação: Livre

Data: 17/02/2017 a 19/02/2017

Horário: 19:00

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595