dd/mm/aaaa



Terça da Música: Josyara

Desde a abertura da Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e vão ser rememorados pela internet, durante este atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais. Em junho, duas cantoras e compositoras baianas que fizeram o lançamento de seus mais recentes discos na Sala do Coro são as estrelas: Josyara, no dia 23, e Livia Nery, no dia 30. Os conteúdos vão ao ar sempre ao meio-dia.

A “Terça da Música” vai exibir registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Os materiais serão incluídos no canal de YouTube do TCA e divulgado em todas suas redes, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

Nomes como Amaro Freitas Trio, Eric Assmar, Ronei Jorge, Paquito, Talita Avelino, Jonga Lima, Márcia Castro, Jó e Igor Gnomo estão confirmados para a “Terça da Música” digital nas próximas semanas.

Josyara apresenta “Fogueira” – Foi em setembro de 2018 que Josyara, baiana de Juazeiro, lançou seu segundo disco, “Mansa Fúria”, na Sala do Coro do TCA. Retrato da cantora, compositora e violonista em seu percurso entre sertão, litoral e metrópole, o álbum traz em suas composições um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, sem deixar de lado a crítica social, a voz contra o racismo e a reafirmação da liberdade sexual, tudo embalado por um violão percussivo e potente. “Fogueira”, faixa deste trabalho, foi a canção escolhida para exibição na “Terça da Música”, em vídeo gravado ao vivo no show de lançamento, dando uma mostra da beleza que foi aquele show.

“Hoje temos mais acesso às histórias, as pessoas estão tendo voz e contando suas dores. Isso nos dá coragem de unir para trocar essas ideias e tentar não nos machucar tanto com as opressões que sempre existiram. Não é fácil ser mulher e se abrir desse jeito, libertar o corpo e se assumir dona de si. Mas estamos no caminho de crescimento, estamos amplificando o olhar. Gosto de dizer o que sou e compartilhar esses sentimentos que são vividos por muitos”, diz Josyara, numa afirmação que se confirma em “Fogueira”.

Livia Nery apresenta “Instinto” – Com vídeo da canção “Instinto” gravado em casa, durante o processo de quarentena, a instrumentista, cantora, compositora e produtora baiana Livia Nery comemora um ano do lançamento de “Estranha Melodia”, seu primeiro disco solo, que tem produção dela própria em parceria com Curumin. O trabalho segue o impulso da experimentação, entorta canções e dá verniz pop a uma pluralidade que vai do eletrônico à melancolia. Trata-se da reunião de quase uma década de produção, enquanto Livia atuava como instrumentista e produtora de diversos artistas parceiros. O show de lançamento, na Sala do Coro do TCA, em junho de 2019, foi o início de uma bem sucedida jornada que a tem destacado como um dos principais nomes da música brasileira atual.

 

Terça da Música

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

= Josyara

Registro: “Fogueira” ao vivo na Sala do Coro do TCA

Quando: 23 de junho de 2020 (terça-feira), 12h

= Livia Nery

Registro: “Instinto” em vídeo comemorativo de um ano de lançamento de “Estranha Melodia”

Quando: 30 de junho de 2020 (terça-feira), 12h

Data: 23/06/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139