dd/mm/aaaa



Terça da Música: Morgana Moreno & Marcelo Rosário

A “Terça da Música” do Teatro Castro Alves (TCA) expande seu radar e, além de rememorar shows que aconteceram na Sala do Coro do TCA desde 2018, também passa a exibir materiais de artistas que teriam se apresentado neste palco em 2020, caso a programação presencial não houvesse sido suspensa. A primeira escalada desta categoria é a dupla Morgana Moreno e Marcelo Rosário, que oferece um registro de sua participação no Choro Sunday 2019, festival de choro que acontece anualmente em Rotterdam, na Holanda. O vídeo, que reúne três músicas – “Brasileiro” (Morgana Moreno), “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brandt) e “Verde” (Marcelo Rosário) –, vai ao ar no dia 13 de outubro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial).

Virtuosismo, afinidade e interação musical são alguns dos adjetivos percebidos nas apresentações em conjunto da flautista e do violonista. No ano passado, eles circularam no Brasil e na Europa com seu mais recente projeto, “Nascente”, que se concretizou como álbum lançado em março deste ano nas plataformas digitais. “Nascente” traz um reencontro da dupla com a música brasileira através de composições próprias que contemplam os diversos gêneros. Inevitavelmente também fica clara a influência de outros estilos, como a música clássica e o jazz, que ambos tiveram contato ao longo dos últimos oito anos, vivendo entre Alemanha e Holanda. Lançando mão de uma formação mais intimista, flauta e violão, ambos assumem o papel de solista e acompanhador e dialogam com liberdade através dos arranjos e dos momentos de improvisação, permitindo assim mais visibilidade às possibilidades dos seus instrumentos e à afinidade artística e musical.

Sobre a “Terça da Música” – Desde a abertura da Nova Sala do Coro do TCA, em julho de 2018, o espaço estabeleceu uma importante e diversa agenda de shows musicais neste palco, às terças-feiras, com o selo de “Terça da Música”. Criando uma tradição de assistir neste dia a apresentações de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, uma mostra da produção da música contemporânea nacional, em variados estilos, foi sendo composta por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”, lançada semestralmente. Dezenas de espetáculos se realizaram neste formato e são rememorados pela internet, durante o atual período de medidas de isolamento social que suspenderam as atividades presenciais, através da exibição de registros audiovisuais variados, de gravações ao vivo, videoclipes ou também dos shows filmados na Sala do Coro. Também participam artistas que tiveram seus shows adiados por conta da pandemia. Os materiais ficam dispostos no canal de YouTube do TCA, na busca de manter o movimento de difusão da música baiana e brasileira diante do público do Complexo e de toda a sua forte rede digital.

 

“Terça da Música”

Morgana Moreno & Marcelo Rosário

Registros: “Brasileiro” (Morgana Moreno), “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brandt) e “Verde” (Marcelo Rosário)

Quando: 13 de outubro de 2020 (terça-feira), 12h

Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Data: 13/10/2020

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139