Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



BTCA Pôr do Sol

Nesta sexta-feira de verão em Salvador, o pôr do sol no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) terá um motivo a mais para ser uma programação imperdível. No dia 31 de janeiro, às 17h30, acontece o “BTCA Pôr do Sol”: três performances do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) serão apresentadas para o público, gratuitamente, no MAM-BA. O evento traz solos, concebidos e interpretados, por bailarinos que compõem um dos corpos artísticos do Teatro Castro Alves (TCA).

O final da tarde, no “BTCA Pôr do Sol”, inclui na programação “Lugar de Preta”, de Luiza Meireles, que é um relato autobiográfico, onde dança, palavra e vídeo estão articulados para abordar a falta de representatividade e referência na sociedade, e no universo da dança, para uma menina preta que sonhava em ser bailarina. Além disso, Paullo Fonseca apresenta “Pacífico”, que integra o espetáculo “Tamanho Único” do BTCA, num diálogo entre homem e mata, trazendo o corpo negro atravessado por suas ancestralidades em inter-relação com a natureza do mundo à sua volta. 

Por fim, a performance “Travessia”, de Gilmar Sampaio”, traz à tona o legado religioso que os povos africanos trouxeram consigo. O bailarino apresenta as marcas dos povos negros, vindos do outro lado do oceano, com suas memórias de fé.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

 

SERVIÇO

“BTCA Pôr do Sol”

Performances: Lugar de Preta, Pacífico e Travessia

Quando: 31 de janeiro de 2020 (sexta-feira), 17h30

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139