dd/mm/aaaa



Divulgado resultado de seleção da 2ª edição do Concha Negra

Foi publicado neste sábado, 14 de setembro, o resultado de seleção da 2ª edição do Concha Negra, que vai apresentar, de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, espetáculos que representam a riqueza da produção musical afro-baiana no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Dentre 59 propostas inscritas, nove foram selecionadas e cinco compõem a lista de suplentes, abarcando produções musicais da Bahia – bandas, artistas, grupos, projetos especiais – em estilos como samba, reggae, afro, pagode, hip hop e multiplicidade de gêneros. O Concha Negra é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do TCA. A lista de selecionados pode ser consultada aqui.

Para celebração do contrato, os proponentes dos projetos selecionados e também dos suplentes deverão encaminhar os documentos necessários para habilitação, conforme listagem e orientações constantes no regulamento da convocatória, com prazo até 19 de setembro. O resultado da análise de habilitação será divulgado até o dia 21 seguinte, para efetivação do período de recursos e posterior anúncio do resultado final, em 1º de outubro.

SOBRE O CONCHA NEGRA – O Concha Negra é uma iniciativa do Governo da Bahia que se compromete a fomentar a diversidade cultural da Bahia, suas tradições e patrimônios, garantindo o lugar da música afro-baiana na programação mensal da Concha Acústica do Complexo do TCA, maior equipamento cultural do estado. Sua realização parte de premissas das políticas reparatórias previstas na constituição do Estado da Bahia e no Estatuto da Igualdade Racial. Assim, o incentivo a mais um canal de visibilidade e acesso a esta produção se alinha a condutas que reconhecem a cidadania cultural, a importância da representatividade e a afirmação de identidades, combatendo preconceitos e valorizando a expressão das variadas manifestações humanas.

A primeira etapa do projeto foi realizada entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, com shows de Filhos de Gandhy, Muzenza, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Olodum e Malê Debalê. Além das apresentações principais, cada espetáculo teve a participação de pelo menos um convidado especial e também uma abertura com intervenções de outras linguagens artísticas, como teatro, dança e moda.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139