dd/mm/aaaa



Nota de Pesar

(Foto: Roberto Nascimento)

O Teatro Castro Alves, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e suas unidades vinculadas – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Fundação Pedro Calmon (FPC) –  lamenta imensamente o falecimento do arquiteto e ex-diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, hoje (25) pela manhã, no Hospital Jorge Valente, em Salvador.  O Teatro Castro Alves transmite o seu pesar aos familiares e amigos. Frederico, que atuou como diretor do IPAC entre os anos de 2007 e 2014, "foi um colaborador fundamental no processo de implantação das novas diretrizes da Cultura durante o governo Wagner. Contribuiu enormemente para o entendimento do TCA como um Complexo Cultural e, portanto, do conceito que sustenta o projeto NOVO TCA, que tem neste momento a sua 1ª fase concluída", destaca Moacyr Gramacho, atual diretor do Teatro Castro Alves.

Frederico Mendonça atuou desde a década de 1980 em atividades ligadas à conservação ambiental e ao patrimônio cultural, participando de movimentos ambientalistas e da experiência de planejamento e gestão de unidades de conservação ambiental na Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. Atuou no IPHAN entre 2003 e 2004, onde consolidou o pensamento de que é conservando os elementos da cultura que se garante um desenvolvimento social e econômico adequado. O sepultamento ocorrerá às 15h30 de hoje no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139