dd/mm/aaaa



#OSBAflix

A #OSBAFLIX – Especial Quarentena, série de conteúdos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) para lidar com o isolamento social, entra no terceiro mês em maio, trazendo novidades para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo, trazendo novos formatos e expandindo o debate sobre a música na esfera social. Além das Live Concerto aos sábados, que acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30, a programação conta com mais três novidades: Live OSBA Talks, bate-papos temáticos de algum músico da OSBA com uma personalidade para falar de música; Live Viagens Sinfônicas, que consiste em audições guiadas pelo maestro Carlos Prazeres de peças do repertório sinfônico; e OSBA Mix, gravações em vídeo de músicos da OSBA do repertório de concerto e música popular e que possui também a versão OSBA Mix Convida, com a participação de músicos convidados. No dia 12 de maio, teremos o pianista Cristian Budu com Quarteto de Cordas da OSBA formado por e Priscila Plata Rato (violino), Francisco Roa e Mário Soares (violinos), Sergei Iurcik (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo). As transmissões ao vivo acontecem no Instagram da OSBA (@orquestrasinfônicadabahia ) e os vídeos gravados previamente serão divulgados no Instagram, Facebook e YouTube da orquestra.

CONCERTOS GRAVADOS E LIVES: No dia 12 de maio, no OSBA Mix Convida, o pianista Cristian Budu interpreta junto com o Quarteto de Cordas da Osba o “II movimento 'Sicilienne' do Concerto para violino, piano e quarteto e cordas em Ré maior, Op. 21”, do compositor francês E. CHAUSSON (1855-1899). Já no dia 28, a OSBA convida o violinista Carmelo de Los Santos. O mês de maio terá quatro “Live Concerto” no Instagram, sempre às 20h, sendo que a primeira acontece já no dia 6 com o violinista e chefe do segundo naipes de violino da OSBA Francisco Roa. No dia 16, o concerto será de Fagote com Jean Marques; no dia 23, o concerto é de viola com o chefe de naipe Sergei Iurcik. O último concerto do mês, no dia 30, fica por conta de Michele Girardi e seu trombone.

AÇÕES DIDÁTICAS: Com o objetivo de expandir o debate na web acerca da música de concerto, a OSBA inicia a série de lives OSBA Talks. No dia 14 de maio, às 19h, Carlos Prazeres, juntamente com o convidado Guilherme Mannis, regente da Orquestra Sinfônica de Sergipe, bate um papo com a temática “O cenário das orquestra no nordeste e os desafios em tempos de Coronavírus”. Já no dia 28 de maio, também às 19h, o flautista da OSBA, professor e pesquisador Lucas Robatto conversa com o professor e compositor baiano Paulo Costa Lima sobre “O compositor nos dias de hoje”. Ainda, o projeto Viagens Sinfônicas ganha versão para a web neste mês com duas lives de escuta guiada comandada pelo regente e diretor artístico Carlos Prazeres, nos dias 7 e 21 de maio, sempre às 19h.

ABRAÇO DA OSBA: Outra novidade de maio é o Abraço da OSBA, uma ação de cunho artístico e institucional que se conecta com o cenário musical do Brasil e manda um abraço em forma de música para um cantor ou compositor de importância fundamental para a música brasileira e, principalmente, para a OSBA. O escolhido deste mês é o cantor e compositor alagoano Djavan e será postado na segunda quinzena de maio.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

#OSBAFLIX – ESPECIAL QUARENTENA
PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA OSBA

QUINTA-FEIRA, 07/maio
LIVE VIAGENS SINFÔNICAS
19h – CARLOS PRAZERES

SÁBADO, 09/maio
LIVE CONCERTO
20h – FRANCISCO ROA – VIOLINO

TERÇA-FEIRA, 12/maio
OSBA MIX CONVIDA CRISTIAN BUDU

QUINTA-FEIRA, 14/maio
LIVE OSBA TALKS
19h – CARLOS PRAZERES E GUILHERME MANNIS

SÁBADO, 16/maio
LIVE CONCERTO
20h – JEAN MARQUES – FAGOTE

QUINTA-FEIRA, 21/maio
LIVE VIAGENS SINFÔNICAS
19h – CARLOS PRAZERES

SÁBADO, 23/maio
LIVE CONCERTO
20h – SERGUEI IURCIK – VIOLA

TERÇA-FEIRA, 26/maio
OSBA MIX CONVIDA CARMELO DE LOS SANTOS

QUINTA-FEIRA, 28/maio
LIVE OSBA TALKS
19h – LUCAS ROBATTO E PAULO COSTA LIMA

SÁBADO, 30/maio
LIVE CONCERTO
20h – MICHELE GIRARDI – TROMBONE

ABRAÇO DA OSBA
DJAVAN
Música: Oceano
Arranjo: Jean Marques
A veiculação será feita durante a segunda quinzena do mês de maio em data a definir.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139