Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



#OSBAflix

A chegada do mês de junho em meio ao isolamento social em prol do combate à Covid-19 vem junto com toda uma memória afetiva dos festejos juninos, que vai dos ritmos musicais, como o forró, o baião e o xote, passando pelo colorido das bandeirolas e as comidas de milho. Pelo quarto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) se integra a esta data tão importante no calendário nordestino e realiza o “São João Sinfônico”, que desta vez ganha edição em vídeo, que vai ao ar no canal oficial no YouTube, no dia 23 de junho, às 18h. O repertório conta com sucessos como “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil, “Feira de Mangaio”, de Sivuca, “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, entre outras canções, e participação especial dos cantores João Cavalcanti, Mariana Aydar e Edu Krieger. A programação junina do #OSBAflix também tem “OSBA Talks”, “Live Concertos”, ações especiais para o Dia dos Namorados e o “Abraço da OSBA”, que homenageia Gilberto Gil.

O “São João Sinfônico” é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da OSBA. Como forma de celebrar de maneira mais próxima do seu público-crush uma das festas mais importantes da Bahia, a última música do programa, “Asa Branca”, do Rei do Baião Luiz Gonzaga, contará com a participação do público, que será convocado via redes sociais a enviar seu vídeo, formando um coro virtual.

OSBA TALKS: no dia 4, às 19h, no Instagram da OSBA, o professor, pesquisador e flautista da OSBA Lucas Robatto conversa na live “OSBA Talks” com Paulo Costa Lima, compositor premiado com mais de 50 obras e 50 apresentações no exterior, professor titular da Escola de Música da UFBA, que leciona as disciplinas de Composição e Teoria da Música e possui mais de 24 trabalhos de natureza acadêmica abordando temas como composição e identidade cultural. “O compositor nos dias de hoje” é o tema do bate-papo que tratará do cenário de composição sinfônica contemporânea que é tão frutífero, porém pouco difundido.

Para Lucas Robatto, trazer à tona discussões sobre a música contemporânea é importante porque, embora traga um estranhamento, já que é uma música que busca de fato ser diferente e negar o tradicional, ela permite um potencial expressivo mais ampliado. “A música contemporânea pode permitir que essas emoções sejam justamente mais contemporâneas, já que os tipos de amores e ódios que temos hoje são diferentes dos século XVII, assim como as formas como podemos expressá-los”, completa o flautista.

DIA DOS NAMORADOS: no dia 11 de junho, às 19h, no Instagram da OSBA, o maestro Carlos Prazeres realiza mais uma live “Viagens Sinfônicas”, uma escuta guiada de música de concerto que terá como tema especial os namorados e o amor. Já no dia 12, data em que se comemora o Dia dos Namorados, vai ao ar nas redes sociais da OSBA, ao meio-dia, o “OSBAMIX Convida Moreno Veloso – Especial dos Namorados”, em que o artista canta versão de “Deusa do Amor” junto com músicos da OSBA.

LIVE CONCERTO: no dia 6 de junho, a primeira “Live Concerto” do mês é de solo de saxofone com André Becker. Já no dia 20, Gabriel Marcaccini realiza concerto solo de oboé. As transmissões ao vivo dos concertos acontecem às 20h no Instagram da OSBA.

ABRAÇO DA OSBA: no dia 26 de junho, nas redes sociais da OSBA, às 19h, vai ao ar o “Abraço da OSBA”, vídeo-homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil. O projeto está no segundo mês e tem como objetivo homenagear artistas de música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a OSBA de alguma maneira. Em 2013, com o “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo”, OSBA e Gilberto Gil se uniram numa bem-sucedida turnê pelo Brasil.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades. 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

SERVIÇO
OSBAFLIX – ESPECIAL QUARENTENA
PROGRAMAÇÃO DE JUNHO DA OSBA

4/junho (qui), 19h
Live OSBA Talks: “O Compositor nos dias de hoje”
Com: Lucas Robatto e Paulo Costa Lima
Instagram @orquestrasinfonicadabahia

6/junho (sáb), 20h
Live Concerto
Com: André Becker – Sax
Instagram @orquestrasinfonicadabahia

11/junho (qui), 19h
Live Viagens Sinfônicas – Especial dos Namorados
Com: Carlos Prazeres
Instagram @orquestrasinfonicadabahia

12/junho (sex), 12h
OSBAMIX – Especial dos Namorados
Com: OSBA + Moreno Veloso
Instagram @orquestrasinfonicadabahia
YouTube: www.youtube.com/osbaorquestrasinfonicadabahia

20/junho (sáb), 20h
Live Concerto
Com: Gabriel Marcaccini – Oboé
Instagram @orquestrasinfonicadabahia

23/junho (ter), 18h
São João Sinfônico – Especial Quarentena
Instagram @orquestrasinfonicadabahia
YouTube: www.youtube.com/osbaorquestrasinfonicadabahia

26/junho (sáb), 19h
Abraço da OSBA
Homenagem a Gilberto Gil
Instagram @orquestrasinfonicadabahia
YouTube: www.youtube.com/osbaorquestrasinfonicadabahia

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139