Ray lema e OSBA

(Foto: Maurício Serra)

O músico, cantor e compositor Ray Lema foi a atração internacional escolhida para encerrar a temporada 2014 da SÉRIE TCA – Ano XIX, apresentando-se com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), no último dia 23 de novembro (domingo), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O espetáculo inédito contou com a regência do maestro paulista João Maurício Galindo e destacou um repertório com 13 músicas da vasta obra de Lema, que possui mais de 20 discos gravados e diversas colaborações.

Ray Lema já trabalhou com nomes como Stewart Copeland, baterista da banda inglesa The Police; e também com Chico César, cantor e compositor brasileiro. Em 2009, ele se apresentou no Brasil ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, sob a direção do próprio Galindo, como parte da programação do Ano da França no Brasil. Neste concerto do TCA, Lema brindou o público com um repertório semelhante ao daquela ocasião que inclui as canções Black Atlantis, Cest une Garrone, Gaia, Orchestra of the Forest, Sahara, Stop Time, Tossangana e Twa taka nini, entre outras.

Além deste concerto no TCA, a passagem do artista pela capital baiana foi bastante movimentada, com direito a gravação de um clipe com Saulo e ainda um workshop na Semana do Pensamento em Música, ação que integrou a programação do III Encontro das Culturas Negras, projeto da SecultBA que agrega realizações relacionadas com as identidades negras durante todo o mês de novembro.

A SÉRIE TCA é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves. A temporada 2014, 19ª edição, trouxe para o público baiano uma diversidade de talentos consagrados da música e da dança, em todo o mundo. Além de Ray Lema, a programação contou com espetáculos inéditos do músico estadunidense Bobby McFerrin, a Cia italiana Kataklò Athletic Dance Theatre, o pianista brasileiro Nelson Freire com a OSBA, o músico cubano Chucho Valdés e a Compañia Antonio Gades de dança flamenca, da Espanha.