Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



Retrospectiva 2011

Dando continuidade às ações que já vem sendo desenvolvidas há alguns anos, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves ofereceu em 2011, apoio às mais diversas produções artísticas e culturais de Salvador, bem como do interior do Estado.

Através dos cinco setores que o compõem - Armazém Cenográfico, Cenotecnia, Costura, Guarda-Roupa e Adereços - foram realizadas parcerias com artistas e produtores com cessão de espaço e técnicos em cada área para a execução de cenários, figurinos e adereços, além do empréstimo de peças do rico acervo e espaço para guarda de equipamentos e materiais das referidas produções. Ao todo o Centro realizou de janeiro a dezembro, 235 apoios.

Qualificação profissional
O ano do Centro Técnico também foi marcado pelas atividades de formação e qualificação, com destaque para o encerramento das aulas do primeiro curso profissionalizante “Tecnologias em Arte Dramática”, no segundo semestre. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Com o objetivo de proporcionar uma formação inicial e continuada a técnicos que atuam na área de cultura do estado, o curso ofereceu cinco habilitações nas áreas de cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e som, em um total de 96 vagas.

Cada habilitação teve carga horária de 620 horas, sendo 500 de aulas teóricas e teórico-práticas e 120 de estágio supervisionado.
 
Resgate histórico

Outra conquista do Centro Técnico foi a aprovação do projeto Organização, Documentação e Armazenagem da Reserva Técnica do Guarda-Roupa do TCA pelo MINC, enquadrado no artigo 18 da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura).

A iniciativa foi aprovada em março e tem o intuito de preservar um importante patrimônio histórico das artes cênicas baianas: as mais de 6 mil peças que compõem o acervo do Guarda-Roupas do Centro Técnico do TCA.

Além de garantir a conservação do acervo, as ações visam facilitar o acesso do público interessado, promovendo assim a difusão do conhecimento.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139