dd/mm/aaaa



Roda de Diálogos

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) convida o público em geral para conferir uma nova iniciativa no âmbito da valorização e dinamização das atividades da companhia, intitulada “Roda de Diálogos”, idealizada e coordenada pelo bailarino Agnaldo Fonseca, integrante de Núcleo de Pesquisa do BTCA. A estreia acontece no próximo dia 31 de março, sexta-feira, às 17h, na Sala de Ensaios no Piso C – Ala A do TCA (Campo Grande). A entrada é gratuita. Cada encontro terá a participação de dois palestrantes/bailarinos do BTCA, e demais integrantes do elenco. Nessa primeira edição, Agnaldo Fonseca fará a abertura, focalizando o tema A Dança no Espaço da Educação Escolar Formal do Ensino Fundamental. Em seguida, a bailarina Maria Ângela Tochilovsky abordará a questão A Partir da Experiência de Vida, Como Poderemos Melhor Conviver um Com o Outro?.

Saberes e habilidades - “A ideia da ‘Roda de Diálogos’ surgiu de minhas inquietações enquanto bailarino da companhia e também, atualmente, por me encontrar num processo de pesquisa e produção textual acadêmica que abrange as temáticas Cultura, Arte, Educação e Dança, e que perpassa justamente em considerar a experiência do sujeito como construtor de saberes e conhecimentos”, explica Agnaldo. Ele destaca que a iniciativa tem como motivação as diversas habilidades e competências artísticas e não artísticas dos bailarinos do BTCA, trazendo a público suas ideias, vivências e atribuições, inclusive em outros campos que não a dança. O próprio Agnaldo, por exemplo, é bailarino profissional desde 1990, professor de Danças Afro-Brasileiras, Licenciado em Pedagogia (UNEB) e pós-graduando em Arte-Educação pela Escola de Belas Artes da UFBA.

Nesta primeira fase da Roda de Diálogos estão programados mais quatro encontros mensais, sempre com dois palestrantes/bailarinos por edição. Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem atualmente o dançarino, coreógrafo, produtor e professor Antrifo Sanches como diretor artístico. É mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Teatro Castro Alves, do qual é um dos corpos artísticos, juntamente com a OSBA.

 

SERVIÇO:

BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA) -  “RODA DE DIÁLOGOS”

Dir. Artístico: Antrifo Sanches

Palestrantes: Agnaldo Fonseca e Maria Ângela Tochilovsky

Onde: Sala de Ensaios no Piso C – Ala A do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Quando: 31 de março, sexta-feira

Horário: 17h

ENTRADA GRATUITA

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 3003-0595