Informativo TCA

Assine o Newsletter e receba informações no seu e-mail sobre o TCA


dd/mm/aaaa



Técnicas em Pílulas

A expertise da engenharia do espetáculo na Bahia, uma referência para o Brasil, tem casa no Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA). Faz parte de sua rotina de serviços a oferta de ações formativas que englobam seus campos técnicos de atuação, fundamentais para que produções artísticas se tornem reais. Com as medidas de distanciamento social recomendadas para evitar a disseminação da Covid-19 e que restringem as atividades presenciais, é lançado o programa online “Técnicas em Pílulas”, com o minicurso “Maquiagem para Cinema: criação de caracterização de personagem”. Assim, o Centro Técnico compartilha, gratuitamente, habilidades e ferramentas sobre a área para pessoas de todo o estado e país. Ministradas pela maquiadora Nayara Homem, são oito aulas, divididas em três módulos, que ficarão disponíveis no canal de YouTube do TCA: www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial. A primeira vai ao ar no dia 8 de junho, terça-feira, às 19h, com novas postagens sempre às terças e quintas, no mesmo horário. O minicurso, com carga horário total de 4h, garante certificação após respostas em formulário de avaliação.

Nayara Homem, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é especialista em maquiagem de caracterização, já tendo assinado a maquiagem de mais de 35 peças audiovisuais (entre filmes de longa e curta metragens e videoclipes), mais de 15 obras publicitárias (propagandas para TV, internet, vídeos institucionais), mais de 25 ensaios fotográficos e mais de 55 espetáculos ao vivo (dentre shows, performances, circo e teatro). É autora do livro “As Tintas do Riso – Maquiagem e Palhaçaria” (2018).

Com o “Técnicas em Pílulas”, o Centro Técnico do TCA consolida sua presença digital no âmbito da qualificação profissional, garantindo o selo CT em certificação para o público que busca aprendizado nas áreas da engenharia do espetáculo. Assim, esta é uma iniciativa que perdurará para além dos tempos de distanciamento social, com as aulas sempre à disposição no YouTube do TCA, permitindo mais circulação de saberes técnicos das artes em ambiente online. Além disso, as aulas conectam-se com as práticas de qualificação à distância em que o próprio participante administra a fruição de conteúdos e estudo no processo de aprendizagem, testando seus conhecimentos adquiridos. 

As aulas foram editadas com apoio da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb). É possível garantir o certificado de 4h pelo conhecimento adquirido – para isto, é necessário responder a um questionário avaliativo, que deverá ser solicitado através do e-mail centrotecnico@tca.ba.gov.br.

Centro Técnico do TCA – Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA é referência na oferta de técnicas, habilidades, ferramentas e conhecimentos desta área. Além de dar suporte às montagens realizadas no Complexo, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – e do cotidiano de demandas criativas do TCA, o CTEC fomenta o campo das artes com uma série de serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênicas, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores das artes.

 

Centro Técnico do Teatro Castro Alves apresenta

“Técnicas em Pílulas”

Maquiagem para cinema com Nayara Homem

Quando: 8 de junho de 2021 (terça-feira), 19h

Sempre às terças e quintas, às 19h, até 6 de julho

Onde: Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139