dd/mm/aaaa



TCA e Caymmi

Ao longo de 2014, ano em que se celebrou o centenário do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi (1914-2008), o Teatro Castro Alves realizou diversos projetos e recebeu vários eventos com intuito de fazer parte deste ciclo comemorativo. Mesmo após tantas homenagens, ainda dará do TCA receber nesta semana mais dois eventos ligados à Caymmi: Na noite desta quinta-feira (30 de abril), data em que se celebrará o aniversário de 101 anos do nascimento de Caymmi, às 20h, o teatro será palco do Prêmio Caymmi de Música, com direção artística de Andrezão Simões, . E finalmente no sábado (02 de maio), com a cantora Alice Caymmi, neta do artista baiano, apresentando seu show, “Rainha dos Raios”, às 21h, na Sala Principal do TCA.

Entre os destaques que integraram a programação artística do TCA durante este período e que estão relacionadas ao centenário de Caymmi, duas edições do projeto DOMINGO NO TCA foram realizadas em homenagem ao artista: no mês de maio, com a cantora Claudia Cunha, no show “Caymmi é 100”, e em novembro com os artistas Saulo e Luiz Caldas, na apresentação que recebeu o nome de “Saulo e Luiz Caldas cantam Caymmi”. Em agosto, o TCA recebeu um show especial com Nana, Dori e Danilo, filhos de Caymmi, que se reuniram num show em tributo ao pai numa apresentação que integrou a temporada 2014 da SÉRIE TCA.

Em janeiro de 2014, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)  foi convidada por Saulo para uma participação especial no projeto “Canto da Rua”, numa apresentação  que lotou o Parque da Cidade e que foi toda dedicada a obra de Caymmi. Em setembro, a convite da FUNCEB, a Orkestra Rumpilezz explorou o repertório de Dorival Caymmi, contando com a participação dos alunos de música do Centro de Formação em Artes (CFA/FUNCEB), no show “Rumpilezz Visita Caymmi”, que estreou no TCA e segue circulando por outras cidades até hoje.

As canções de Caymmi também serviram de inspiração para a mais recente coreografia do Balé Teatro Castro Alves (BTCA): “Agô Arêrê! Por Favor, Não Aperte o Mamão”, que estreou em dezembro de 2014 e traz em cena a cidade de Salvador, seus conflitos, belezas e contradições. Com direção coreográfica do mineiro Tuca Pinheiro, em parceria com a dramaturga Carmen Paternostro, o espetáculo será encenado neste dia 30 de abril (quinta-feira), dia do aniversário de Caymmi, às 20h, no Centro Cultural Plataforma.

Além de tudo isso, segue em cartaz no Foyer do TCA – até o dia 03 de maio – a exposição “Aos Olhos de Caymmi” que apresenta ao público dez ilustrações feitas pelo próprio Caymmi a partir de canções de sua autoria. Com visitação gratuita, a mostra pode ser conferida de terça a domingo, das 12h às 18h. O projeto, que ainda será levado para São Paulo e Rio de Janeiro, conta com a curadoria de Rose Lima, atual diretora artística do TCA.

Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande, CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil Telefone: (71) 4000-1139