Zélia Gattai

(Foto: Mauricio Serra)

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), corpos artísticos do Teatro Castro Alves, se unem às homenagens pelo Centenário de Nascimento da escritora Zélia Gattai (1916-2008). Neste sábado, 30 de julho, às 15h, os dois grupos estarão se apresentando num evento especial na Casa do Rio Vermelho, (Rua Alagoinhas, 33, Rio Vermelho), local que foi residência de Zélia e de seu marido, o escritor Jorge Amado (1912-2001), por quase 40 anos. O espaço hoje funciona como museu. A programação geral do evento tem a direção artística de Andrezão Simões, e a entrada é gratuita, com distribuição de senhas no dia, a partir de 14h, sujeita à lotação do espaço.

O Balé do TCA, que tem atualmente na direção artística o dançarino e professor Antrifo Sanches, será representado pelos bailarinos, criadores e intérpretes Agnaldo Fonseca, Alice Becker e Dina Tourinho, sob a direção de cena de Rita Brandi. Agô” é o nome da coreografia que será mostrada, traduzida pelo grupo como “uma homenagem poética a Zélia Gattai, ao seu amor pela simplicidade das coisas, a natureza e seu Amado… o Jorge, dançando esse pedido de licença no simbolismo dos nossos ritos das passagens da vida”.

Por sua vez, a OSBA, atualmente sob a curadoria artística do maestro Carlos Prazeres, traz para a Casa do Rio Vermelho um conjunto de câmara, formado pelos músicos Diogo Pimentel e Daniel Aly (violinos), Marcos Maciel (viola), Christian Knop (violoncelo), Rodolfo Lima (contrabaixo), Lucas Robatto (flauta) e Carlos Prazeres (oboé), estes dois últimos atuando também como solistas. O programa vai destacar as peças La Notte, de Antonio Vivaldi; Arioso, de Johann Sebastian Bach, e Gabriel's Oboe, de Ennio Morricone. A OSBA e o BTCA são mantidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Teatro Castro Alves.